Powered by Jasper Roberts - Blog

Mensagem de Alexis Tsipras ao Fórum Social Mundial 2015

Caros amigos e camaradas,

Há catorze anos, no início do novo milénio, o Fórum Social Mundial surgiu como a resposta do povo à globalização dos mercados. Foi propositadamente concebido como um encontro versátil dos movimentos, sindicatos e associações de todo o mundo, em busca de soluções progressistas para problemas globais: a pobreza, desigualdade social, falta de democracia, racismo, destruição ambiental, e a ausência de justiça económica e social. Ao promover o diálogo entre iguais, bem como processos horizontais, ele provou que as forças sociais vindas de diferentes partes do mundo, militantes contra problemas diferentes, podem convergir em torno de objetivos comuns e assim formular uma visão alternativa e um projeto para o planeta. Com valores destes, resumidos em slogans como “as pessoas acima do lucro” e “outro mundo é possível”, o Fórum Social Mundial foi o espaço onde nasceram e cresceram as ideias e formas de ação que acabaram por pôr em causa a supremacia global do neoliberalismo.

A nossa responsabilidade comum de construir outra perspetiva para o mundo é muito maior agora, num tempo em que o fanatismo, a violência e a regressão social aparecem como alternativas ante a força ameaçadora dos mercados. Era esta a motivação dos que, ainda há poucos dias, espalharam a morte e o medo em Tunes. Os movimentos devem barrar-lhes o caminho na conquista do coração e do espírito dos pobres e oprimidos. Nem a mistura do fanatismo com a intolerância, nem a do fascismo com o racismo podem abrir novos caminhos para o futuro. O mundo só avançará graças à democracia, o respeito pelos direitos, a solidariedade e as lutas comuns.

Caros amigos,

Com sabem, a Grécia tem estado desde há algum tempo em rota de colisão com os fundamentos do neoliberalismo. Confrontado com a desastrosa política da austeridade e extorsão por parte dos mercados, o nosso povo está determinado em defender a democracia, o Estado Social, os bens públicos e o direito a um trabalho pago adequadamente. Batalhamos pela vida, pela dignidade e justiça social, todos dentro da luta para orientar a economia para as necessidades da sociedade, em vez da sociedade estar orientada para as necessidades da economia e do lucro financeiro.

Os nossos horizontes não estão limitados pelas fronteiras do nosso país. Estendem-se por toda a Europa. Sabemos que outros povos estão a seguir os nossos passos, determinados a usar o poder da democracia para fazer um mundo mais justo e o futuro mais promissor. A frente que irá enfrentar o atual equilíbrio de poder na Europa já está a ser formada e cada dia fica mais forte.

Sabemos que estes acontecimentos serão discutidos este ano durante este Fórum. Sabemos também que um aspeto essencial é o apoio total à Grécia, mas também a todos os povos que lutam por uma mudança histórica na Europa e por todo o mundo. É por isso que a Grécia envia aos participantes do Fórum deste ano uma saudação de otimismo, força e determinação. Fazendo da solidariedade a sua arma, o povo vencerá!

Comentários

comentários