Powered by Jasper Roberts - Blog

“Solidários com a Grécia” preparam iniciativas em Portugal

Solidários com a Grécia

Para preparar as próximas iniciativas de solidariedade com a Grécia, os promotores da sessão pública no Fórum Lisboa convocaram uma reunião aberta para esta quinta-feira, às 18h, na sede da Associação José Afonso, em Lisboa. O infoGrécia publica o texto de convocatória desta reunião.


 

Como refere a declaração “Solidários com a Grécia” recentemente divulgada, sabemos que “o resultado do processo de renegociação da dívida e dos compromissos da Grécia com as instituições europeias e com o FMI terá sempre profundas consequências para Portugal e para toda a União Europeia” e que ”ser solidário com o povo grego é também defender Portugal, a democracia e a justiça social na União Europeia”.

Animados por estas convicções, um conjunto de cidadãos, apoiados pelas organizações signatárias, têm vindo a procurar dinamizar e promover algumas iniciativas (a declaração referida, a sessão no Fórum Lisboa de 8 Maio, o blogue Observatório da Grécia) que dêem testemunho de solidariedade com o povo grego no seu difícil combate pela recuperação económica e social, pela salvaguarda da sua dignidade e soberania, da sua democracia e liberdade de escolha. Que é também o nosso combate por uma sociedade mais justa, mais decente e mais democrática.

Sabemos que esta solidariedade é exigente e vai contra o discurso dominante que apresenta a Grécia como uma má companhia de que Portugal e os portugueses se devem distanciar, em vez da necessária junção de forças para enfrentar o poder dos credores e para mudar de rumo na Europa.

Precisamos de mais ideias, mais forças e mais vontades para que a solidariedade ao povo grego, inscrita no combate cidadão por alternativas à austeridade, ganhe mais visibilidade e mais eficácia.

Com esse objectivo e para debater como continuar e desenvolver o movimento de solidariedade com o povo grego, decidimos convocar uma reunião no próximo dia 28 de Maio (quinta-feira), às 18 horas, na sede da Associação José Afonso (Rua de S. Bento, 170, frente à Assembleia da República) em Lisboa.

Convidamos à participação todos os subscritores da declaração “Solidários com a Grécia” e todos quantos tenham interesse em contribuírem com a sua opinião, a sua vontade e disponibilidade para esta causa de solidariedade.

Lisboa, 20 Maio 2015.

O Grupo de Trabalho promotor:

Associação José Afonso

ATTAC Portugal

CDA – Congresso Democrático das Alternativas

CIDAC

IAC – Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida

Comentários

comentários