Powered by Jasper Roberts - Blog

Syriza saúda vitória das forças antiausteridade em Espanha

Alexis Tsipras e Pablo Iglesias

Em comunicado, o Syriza saudou os resultados alcançados pelas listas que se opõem ao rumo da austeridade na Europa nas eleições municipais e regionais espanholas.

“As eleições locais em Espanha, com o crescimento espetacular das forças apoiadas pelo Podemos a Esquerda Unida e outras forças da esquerda radical, revelam que a luta contra as políticas de austeridade podem alcançar vitórias por toda a Europa”, afirma o Syriza em comunicado divulgado esta terça-feira.

O partido de Alexis Tsipras diz ainda que “o desastre dos resultados do Partido Popular coloca um ponto final na versão espanhola da “história de sucesso” [termo repetido à exaustão pelo ex-primeiro-ministro Samaras nos últimos anos, referindo-se à Grécia].

“A vitória das listas anti-memorando em Barcelona, mas também em Madrid, fortaleza histórica da direita espanhola, envia uma mensagem forte aos seguidores do beco sem saída neoliberal”, prossegue o comunicado, que acaba por reafirmar o apoio do Syriza “às forças progressistas em Espanha e noutros países europeus” e a declarar “apoio total às difíceis tarefas que têm pela frente para derrubar a austeridade, restaurar a democracia e o estado social”.

Comentários

comentários