Powered by Jasper Roberts - Blog

Tsipras: “Agora é a vez dos nossos parceiros”

Martin Schulz, Alexis Tsipras e Jean Claude Juncker. Foto União europeia ©

O governo grego está confiante em alcançar um acordo em maio, depois do esforço dos seus negociadores para aproximarem posições nos últimos dias.

Como era esperado, à mensagem de progressos nas negociações saída do Eurogrupo seguiu-se o reforço da almofada financeira para os bancos gregos. A assistência de liquidez de emergência (ELA) dada pelo BCE subiu o teto do crédito em 1100 milhões de euros, para um total de 80 mil milhões. Com esta subida, a almofada financeira à disposição da banca grega situa-se em torno dos 3500 milhões.

Reunido esta tarde com o governo, Alexis Tsipras disse aos jornalistas que as negociações com os credores tiveram “progressos substanciais”, nomeadamente pelo esforço dos negociadores gregos em “respeitar os procedimentos, leis e o funcionamento zona euro”.

“Agora é a vez dos nossos parceiros darem os passos necessários para demonstrar na prática o seu respeito pelo veredito democrático dos povos, no quadro de uma Europa comum”, acrescentou o primeiro-ministro grego.

Tsipras voltou a rejeitar mais medidas de austeridade que reduzam os rendimento dos trabalhadores e pensionistas – uma das ‘linhas vermelhas’ presente nas discussões em Bruxelas – e outra fonte do governo disse à agência AMA que espera um acordo ainda em maio.

Comentários

comentários