Powered by Jasper Roberts - Blog

Grécia quer acordo sobre a dívida até março

Encontro entre Merkel Tsipras e Hollande. Foto Presidência de França.

O governo grego propõe estender o atual empréstimo durante nove meses, aplicando até lá as medidas que passarem no crivo das negociações e obtendo em troca um compromisso dos credores em discutir a restruturação da dívida.

Na proposta de Atenas, citada pelo diário Avgi, não haveria necessidade de um novo financiamento à Grécia, mas apenas o pagamento que estava previsto e tem sido bloqueado desde agosto de 2014: as tranches finais do acordo de empréstimo em vigor e o dinheiro devido à Grécia pelo Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. A par disso, a dívida grega detida pelo BCE passaria para o Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Tsipras: Encontro com Merkel e Hollande “foi construtivo e em clima amigável”

Ao fim das duas horas de reunião esta quarta à noite entre Tsipras, Merkel e Hollande, nada transpareceu do lado francês e do alemão surgiram apenas comentários de “fontes próximas” da chanceler a dizer que a reunião decorreu num clima construtivo e o que é preciso é intensificar as negociações.

Alexis Tsipras foi o único a falar à imprensa no fim do encontro, para corroborar o clima amigável da conversa com Merkel e Hollande e dizer que acredita que “a Europa sabe que precisa de uma solução para que a Grécia volte a crescer e que a sua dívida seja sustentável”.

“Estamos a lutar por um acordo que garanta justiça e coesão social”, prosseguiu o primeiro-ministro grego, dizendo-se esperançado em que a intensificação das negociações produza resultados em breve.

Comentários

comentários