Powered by Jasper Roberts - Blog

Varoufakis: “Ameaçaram-me com o controlo de capitais mal tomei posse”

Dijsselbloem e Varoufakis

O ministro das Finanças diz que o prazo limite para chegar a acordo é no dia 30. E revela que um responsável europeu o ameaçou com a imposição do controlo de capitais na Grécia, caso não assinasse o memorando negociado com o anterior governo.

Em declarações à rádio Parapolitika.fm, o ministro das Finanças grego fez uma revelação sobre a sua chegada ao governo. “Eles ameaçaram impor controlo de capitais se eu não assinasse o Memorando de Entendimento na primeira semana em que tomei posse”, afirmou Varoufakis, sem revelar o nome do autor da ameaça, mas esclarecendo que não foi o homólogo alemã Schäuble.

Na entrevista, Varoufakis tenta tirar pressão à fase final das negociações, dizendo que o prazo final é no dia em que expira o atual acordo, no dia 30 de junho. Reconhece que o diálogo tem sido “complicado” e que a atitude do FMI é “paradoxal”, uma vez que “eles sabem que não podemos assinar um acordo enquanto a dívida grega for insustentável”. Para Varoufakis, o FMI reconhece a necessidade de uma restruturação da dívida, mas a Europa não quer pagar o preço político dessa decisão.

Comentários

comentários