Powered by Jasper Roberts - Blog

Manifestações contra o acordo em Atenas e na Europa

Manifestação em Atenas - 15 julho 2015

Enquanto o parlamento discutia as medidas impostas pelos credores em troca do financiamento ao país, milhares de pessoas manifestavam-se na Praça Syntagma. O protesto de Atenas começou com uma greve da Função Pública e dos farmacêuticos e acabou com lançamento de cocktails molotov e gás lacrimogéneo. Muitas cidades europeias voltaram a acolher ações de solidariedade com a resistência do povo grego à chantagem. Veja aqui imagens dos protestos.

A manifestação em Atenas foi bem maior que a de segunda-feira, mas ficou aquém das mobilizações do início do mês pelo OXI ao ultimato de Bruxelas. Aos grupos anti-austeridade presentes, juntou-se a juventude do Syriza, os sindicalistas comunistas do PAME e a esquerda extraparlamentar do Antarsya.

No fim da concentração na Praça Syntagma, para onde convergiram as várias organizações, um grupo não identificado lançou cocktails molotov contra a polícia de choque, que respondeu com gás lacrimogéneo e fez 14 detenções. Outro grupo de doze pessoas foi detido por vandalismo numa estação de metro próxima e nenhum tinha nacionalidade grega.

Em Salónica, os protestos decorreram sem violência e começaram pela manhã, com os sindicalistas do PAME a voltarem a pendurar uma tela gigante num edifício governamental, tendo desta vez ocupado o Ministério da Macedónia-Trácia:

Paris

Berlim

Universidade de Leipzig

Kassel

Estugarda

Bruxelas, Paris, Frankfurt

Barcelona

Lisboa

Londres

Dundalk

Glasgow

https://www.facebook.com/events/1615174775397139/permalink/1615382608709689/

Amesterdão

Viena

Jena e Tiburg

Comentários

comentários