Powered by Jasper Roberts - Blog

Grécia propõe corte de 15% no salário dos políticos

Parlamento da Grécia

Alexis Tsipras diz que a medida não está incluída nas negociações com a troika e já fazia parte das promessas eleitorais do Syriza.


“Quando está na mesa das negociações a questão da supressão dos benefícios fiscais dos agricultores, não podemos ficar indiferentes em relação às nossas próprias vantagens”, sublinhou Tsipras à saída de uma reunião com o ministros-adjuntos da Reforma administrativa e das Finanças.

Segundo a agência ANA-MPA, o pacote em preparação pelo governo grego inclui o corte de 15% nos salários dos membros do governo, deputados, secretários-gerais e conselheiros dos ministérios, um teto salarial para os administradores de empresas públicas no valor de 80% do salário de um ministro, e um teto de ajudas de custo equiparado ao salário do presidente do Supremo Tribunal.

Os deputados irão passar a ver os seus salários e ajudas de custo taxados por inteiro (atualmente apenas 75% do salário é taxado e as ajudas de custo são livres de impostos).

“É uma iniciativa política que não tem apenas por objetivo garantir economias, mas também possui um significado simbólico”, acrescentou o primeiro-ministro grego.

Comentários

comentários