Powered by Jasper Roberts - Blog

Primeira chefe de governo da Grécia já tomou posse

Vassiliki Thanou na tomada de posse. Foto Left.gr

A presidente do Supremo Tribunal grego foi empossada primeira-ministra da Grécia. É a primeira mulher a ocupar o cargo e tem por missão conduzir o país por algumas semanas até às eleições.


A juíza Vassiliki Thanou-Christophilou tornou-se esta quinta feira na primeira mulher líder de um governo na Grécia. A sua missão durará poucas semanas e acontece um mês depois de ter subido à presidência do Supremo Tribunal grego, após a passagem à reforma do seu antecessor.

Vassiliki Thanou tem 65 anos, formou-se na Grécia e na Sorbonne parisiense, tendo entrado no sistema judicial grego em 1975. A passagem ao Supremo Tribunal ocorreu em 2008, assumindo a sua vice-presidência no ano passado.

“O governo interino, como todos sabem, tem como missão principal assegurar eleições justas. Mas creio que este governo será chamado a tratar de questões delicadas”, afirmou a nova primeira-ministra na tomada de posse, referindo-se à crise dos refugiados que chegam diariamente às ilhas gregas, na sua maioria para escapar à guerra na Síria.

Por seu lado, Alexis Tsipras diz-se “encantado por lhe dar as boas-vindas, por se tratar da primeira mulher primeira-ministra na história da democracia grega”. O primeiro-ministro demissionário passou o testemunho a Vassiliki Thanou no seu gabinete, desejando-lhe felicidades e prometendo “fazer todos os possíveis para que as eleições decorram em ambiente civilizado”.

Comentários

comentários