Powered by Jasper Roberts - Blog

Ilha de Lesbos pede declaração de estado de emergência

Refugiados sírios embarcam em Lesbos para o continente.

A chegada de refugiados à ilha de Lesbos nos últimos dois meses ultrapassou o número total da população da ilha, cerca de 85 mil pessoas. Hoje estão mais de dez mil refugiados numa ilha que também luta contra os fogos florestais que a têm assolado nos últimos dias.


As autoridades municipais queixam-se de terem esgotado a sua capacidade de resposta ao nível sanitário e de segurança, mas também de não estarem a receber a ajuda necessária por parte do Estado. O líder da autarquia, Spyros Galen, pediu esta quarta-feira ao ministro do Interior que declare imediatamente o estado de emergência.

O ritmo da chegada de refugiados tem aumentado nas últimas semanas e o número dos que partem para o continente é menor do que os que chegam todos os dias. Segundo o sistema europeu Frontex, na semana passada chegaram à Grécia 23 mil pessoas, mais 50% que na semana anterior. Só no último sábado, 4 mil refugiados conseguiram chegar a Lesbos, um dos principais destinos turísticos da Grécia. Milhares de pessoas continuam junto ao porto desta ilha à espera que chegue a sua vez de embarcar para Atenas e prosseguir caminho até ao centro e norte da Europa.

O atual governo de transição anunciou um pacote de medidas para melhorar a receção e as condições dos centros de acolhimento já existentes, muito semelhante ao que anunciara o governo em funções no mês passado.

Comentários

comentários