Powered by Jasper Roberts - Blog

Todas as sondagens da Grécia a uma semana das eleições

sondagem 13 set 2015

O empate técnico entre Syriza e Nova Democracia é a nota dominante nas dez sondagens publicadas durante o fim de semana. Dos 24 partidos concorrentes, 9 podem entrar no parlamento. Tsipras e Meimarakis preparam frente a frente televisivo.


A única sondagem a destoar da previsão de empate técnico é a publicada pelo Jornal dos Editores, que dá ao Syriza 5 pontos de vantagem. As restantes põem o Syriza à frente, mas com menos de 1 ponto de vantagem e a do Avgi e Pontiki dão empate absoluto.

Para além do partido vencedor das eleições, outra das incógnitas até à contagem final dos votos é saber quantos partidos estarão representados no parlamento grego a partir de 20 de setembro. Há sondagens que dão 9 partidos acima da barreira necessária dos 3%, embora 7 coloquem os Gregos Independentes aquém da fasquia e apenas uma (a que dá vitória folgada ao Syriza) não preveja a entrada da Unidade Popular. Quanto ao terceiro lugar, apenas uma das sondagens diz que não irá para os neonazis da Aurora Dourada, substituídos pelo PASOK.

Com este cenário que não prevê a formação de maiorias absolutas para nenhum dos grandes partidos, Meimarakis e Tsipras serão questionados no frente-a-frente televisivo desta segunda-feira sobre a sua política de alianças pós-eleitoral. Enquanto a Nova Democracia diz não excluir a participação do Syriza num governo em caso de vitória, Alexis Tsipras voltou a deixar claro numa entrevista publicada este domingo, que os programas são incompatíveis e que “a Nova Democracia representa a Europa do sr. Schäuble”.

Veja aqui os resultados das 10 sondagens publicadas no fim de semana

 

Comentários

comentários